Presidente da Facmat e da Associação Comercial de Cuiabá recebe homenagem do Corecon-MT

Presidente da Facmat e da Associação Comercial de Cuiabá recebe homenagem do Corecon-MT

O Conselho Regional de Economia de Mato Grosso (Corecon-MT) homenageou nesta segunda-feira (18.11), com a “Comenda Economista Roberto Gomes”, doze lideranças que contribuem, diariamente, para a movimentação da economia no estado. O evento integra as comemorações dos 45 anos de fundação do Conselho e ocorreu em cerimônia no auditório Milton Figueiredo, anexo à Assembleia Legislativa.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, foi um dos homenageados.
 
“É uma honra receber esse reconhecimento que divido com todos os representantes das Associações Comerciais no estado e com toda a nossa equipe, porque é um trabalho em conjunto que fazemos e dá resultado, ao ponto de outras entidades, como o Corecon-MT, enxergar e reconhecer. Estamos muito felizes e honrados”, disse.

Jonas Alves é administrador de empresas. Em Mato Grosso, já atuou no ramo de distribuição de alimentos, agropecuária, empresa de táxi aéreo e concessionária. Hoje, ocupa a presidência da Facmat e da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá - a primeira instituição empresarial organizada no Estado de Mato Grosso, que há 107 anos colabora na consolidação da economia local.

“O Conselho Regional de Economia também realiza um trabalho importante no estado, com foco na regulamentação e organização. Vale dizer que as análises dos economistas nos auxiliam no nosso planejamento e execução. Obrigado pela homenagem e parabéns ao Corecon pela sua atuação”, concluiu Jonas.

O presidente do Corecon-MT, Evaldo Silva, enalteceu a presença dos agraciados. “Todos os homenageados, hoje merecedores desta honraria, lutam como Roberto Campos e são líderes que buscam o desenvolvimento do nosso Estado”.

Além de Jonas Alves de Souza foram homenageados com a Comenda: o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, que enviou representante; o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho; o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que também enviou representante; a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, que estava acompanhada do esposo, o senador Jayme Campos; o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira; o presidente da Famato, Normando Corral; o presidente da FCDL, Ozair Nunes Bezerra; o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior; a presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, Gercimira Ramos Moreira Rezende; o arcebispo de Mato Grosso, Dom Milton Antônio dos Santos; e o desembargador Carlos Alberto Alves da Costa, presidente do Tribunal de Justiça.

“Economista Roberto Campos”
A escolha do nome da Comenda prestigia o economista Roberto de Oliveira Campos, que nasceu em Cuiabá em 1917. Além de economista, foi professor, escritor e político. Fez parte da delegação brasileira da Conferência de Bretton Woods, que criou o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. No período em que esteve nos Estados Unidos, foi membro da delegação brasileira em diversas reuniões e conferências internacionais.

Mais tarde, tornou-se parte da assessoria econômica do presidente Getúlio Vargas. No Governo Juscelino Kubitschek, foi um dos Presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e teve uma participação importante no Plano de Metas. Foi ministro do Planejamento durante o governo de Castelo Branco, quando promoveu muitas reformas econômicas. Foi também um dos idealizadores do Banco Central do Brasil, Estatuto da Terra e do FGTS. (Com informações da assessoria do Corecon-MT)