Representantes do comércio se mobilizam contra criação de mais um feriado em Cuiabá

Representantes do comércio se mobilizam contra criação de mais um feriado em Cuiabá

Representantes de diversas entidades ligadas ao comércio, dentre elas, a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), estiveram presentes na Câmara Municipal de Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (20.12), onde seria votado o Projeto de Lei que cria o Dia do Evangélico. O setor comercial é contra o feriado proposto pelo vereador Marcrean Santos (PRTB), pois entende que prejudica o comércio que seria obrigado a arcar com mais despesas extras. 

Apesar da mobilização, o presidente da casa de leis, Misael Galvão (PDT), cancelou as quatro sessões extraordinárias marcadas para esta sexta-feira (20), sendo que os projetos voltarão em pauta para os vereadores no dia 27 de dezembro. A Mesa Diretora convocou as sessões extraordinárias a serem realizadas às 9h, 12h, 15, 18h e 20h.

“É importante essa mobilização do setor para que não sejamos obrigados a ter mais um feriado. Não somos contra o Dia do Evangélico, e sim, contra a criação do feriado, devido os custos que ele traz. No dia 27 vamos voltar e desde já convocamos todos os empresários a nos acompanhar e pedir apoio aos vereadores para que não haja mais um feriado municipal”, apontou o presidente ACC, Jonas Alves.

Em 2020, estão previstos sete feriados nacionais, sete pontos facultativos estaduais e quatro municipais, mais o aniversário de Cuiabá, no dia 08 de abril. Na proposta do vereador Marcrean Santos, o Dia do Evangélico deverá ser comemorado em 31 de agosto e constar no calendário oficial do município como feriado.

“Achamos justo que todos comemorem, não temos restrição sobre a questão religiosa, mas isso vai impactar drasticamente no custo das empresas e gerar redução de emprego, ao invés de facilitar, ou seja, temos que pensar na sociedade como um todo. Teremos aumento de impostos no próximo ano, não há como se impor e aceitar mais um feriado em um Estado, um município, que já é cheio de penalidades”, frisou o presidente da ACC. 

“Vou apresentar uma emenda alternativa ao projeto para que esse dia seja comemorado no último domingo de outubro, porque é o mês da Reforma Protestante e ela unifica todas as denominações evangélicas”, explicou o vereador Dilemário Alencar.

O vereador Diego Guimarães também se posicionou favorável aos empresários. “Não sou contra a data, mas sim contra o feriado. Nesse momento em que o país passa, nós precisamos pensar em crescer, empreender, empregar e gerar renda, e o feriado, inquestionavelmente, dificulta a vida do empresário e da população”, afirmou o vereador Diego Guimarães.

Estiveram presentes na Câmara Municipal de Cuiabá, além do presidente da Associação Comercial, Jonas Alves, o diretor da ACC, Manuel Gomes, representantes da CDL Cuiabá, Federação das CDLs de MT (FCDL/MT), Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos (Sincotec/MT), Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac), Federação das Indústrias (Fiemt) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (Sindmat).


Redação: Assessoria de Imprensa ACC