Comércio pressiona e projeto de feriado do Dia do Evangélico é retirado de pauta

Comércio pressiona e projeto de feriado do Dia do Evangélico é retirado de pauta

A mobilização e pressão dos representantes das entidades ligadas ao comércio cuiabano fizeram com que o Projeto de Lei que cria o Dia do Evangélico, proposto pelo vereador Marcrean Santos (PRTB), fosse retirado de pauta logo no início da sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (27.12), na Câmara Municipal de Cuiabá. Contrários à criação de mais um feriado na capital, os empresários se uniram e marcaram presença no local para pressionar os vereadores a não aprovação da proposta.

O projeto era para ser votado no dia 20 de dezembro, em primeira votação. No entanto, após pressão das entidades e de alguns vereadores que também eram contrário, foi suspenso e remarcado para esta sexta-feira. Desta vez, o próprio Marcrean, autor da proposta, decidiu retirar de pauta para apresentar novamente em outra ocasião. 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, comemorou a decisão. "A união das entidades em prol do comércio da nossa Capital fez toda a diferença para pressionar a não criação de mais um feriado neste momento em que a economia ainda caminha a passos lentos e precisamos gerar emprego e renda à nossa população". 

Segundo ele, em 2020 as entidades e os empresários vão continuar mobilizados em torno desse assunto e de outros que venham acarretar prejuízos ao comércio mato-grossense. "Agradeço a todos que estiveram mais uma vez conosco nesta luta", concluiu Jonas Alves, ao lembrar que estão previstos para o ano que vem sete feriados nacionais, sete pontos facultativos estaduais e quatro municipais, e o aniversário de Cuiabá, no dia 08 de abril. 

O Dia do Evangélico, no projeto do vereador Marcrean, deverá ser comemorado em 31 de agosto e constar no calendário oficial do município como feriado.

Participaram do manifesto na Câmara Municipal de Cuiabá vários representantes do comércio, entre eles Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), CDL Cuiabá, Federação das CDLs de MT (FCDL/MT), Fecomércio, Federação das Indústrias (Fiemt), Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (Sindmat), Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos (Sincotec/MT), Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso (SINCAD-MT) e Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac).

Redação: Luciane Mildenberger - Assessora de Imprensa ACC