Associação Comercial de Cuiabá sugere criação de Centro Tecnológico na região central da capital

Associação Comercial de Cuiabá sugere criação de Centro Tecnológico na região central da capital

Medida estimularia a economia e tornaria a região do Centro Histórico de Cuiabá mais atrativa para investimentos e para as pessoas

A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) encaminhou ofício ao secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo. A entidade sugeriu a criação de um Centro Tecnológico no Centro Histórico de Cuiabá e solicitou incentivos fiscais para as empresas como atrativo.

A medida já havia sido discutida em encontro com o secretário Vuolo na própria associação, com a presença do presidente da ACCuiabá, Jonas Alves, e do diretor Rodrigo Nakao Yabumoto, do Grupo Yakao. 

Em nova reunião, no dia 17 de abril, com todos os diretores da ACCuiabá, o presidente Jonas Alves debateu outras ações que podem ser sugeridas à Prefeitura com o intuito de melhorar e revitalizar o Centro Histórico da Capital, tornando a região mais atrativa economicamente e, ao mesmo tempo, mais segura para a população.

Na ocasião, ele lembrou do encontro no início do mês, na ACCuiabá, com representantes da Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Governo do Estado, Defensoria Pública, IPHAN e associações locais, onde os empresários da região central pediram socorro devido aos frequentes arrombamentos, furtos e problemas nessa área.

Segundo Jonas, a criação do Centro Tecnológico no local pode ser viabilizada por meio das políticas públicas existentes para a revitalização do Centro Histórico de Cuiabá, contando com a colaboração da iniciativa privada e das universidades. 

"Nós acreditamos que ao unificar os avanços tecnológicos com o Centro Histórico da capital, isso poderia dar mais vitalidade à região. Chamaria atenção, abriria portas para uma nova visão dos casarões históricos, estimulando a economia local, com geração de renda e impulsionando o comércio na área. Além disso, isso possibilitaria a instalação de diversas atividades econômicas", salienta Jonas. 

O presidente da ACCuiabá destaca ainda que, apesar de a região já contar com escolas e cursos profissionalizantes, a implementação do Centro Tecnológico traria uma valorização adicional para o local, enriquecendo o cotidiano da comunidade. 

“Isso criaria mais um atrativo para o centro da cidade, o qual atualmente está necessitando de uma maior interação com a população local. Por isso, solicitamos a criação do Centro Tecnológico para atrair investimentos e promover o desenvolvimento econômico do centro da cidade, visando maior interação com a população local e visitantes, dando visibilidade às empresas que lá atuam”, enfatizou Jonas Alves. 

O empresário Rodrigo Nakao também considera fundamental a criação do Centro Tecnológico e ressalta que, com o comprometimento da Prefeitura de Cuiabá na elaboração do projeto, novas iniciativas podem ser implementadas para aprimorar a região. "Esperamos que o projeto avance e que tenhamos resultados positivos", concluiu.