Comerciantes do centro histórico de Cuiabá pedem socorro em reunião com autoridades

Comerciantes do centro histórico de Cuiabá pedem socorro em reunião com autoridades


Durante o encontro, foi falado sobre os frequentes arrombamentos, furtos e problemas na região central 


A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) e a Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá realizaram nesta quinta-feira (04.04), na sede da ACCuiabá, uma reunião com os comerciantes da região e autoridades, para abordar questões de segurança no centro histórico e a situação dos moradores em situação de rua que circulam pelo centro. Durante o encontro, que contou com a participação de representantes da Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal, Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil, Governo do Estado, Defensoria Pública, IPHAN e associações locais, os comerciantes pediram socorro pelos frequentes arrombamentos, furtos e problemas na região central da Capital.  

A reunião foi convocada em resposta às preocupações dos comerciantes sobre a sensação de insegurança que afeta negativamente os empresários que atuam no centro histórico. Sob a liderança dos presidentes da ACCuiabá e da Associação dos Lojistas do Centro Histórico, Jonas Alves e João Batista, respectivamente, os presentes explanaram sobre as ações que já estão em curso e discutiram estratégias para fortalecer a segurança pública, visando proteger os interesses comerciais da comunidade.

"Os empresários estão pedindo socorro e a solução ainda não chegou, por isso estamos todos aqui reunidos, gritando à sociedade, porque precisamos de um avanço nas políticas públicas para que alguma coisa mude esse problema social e de saúde, seríssimo e caótico, que acontece no centro histórico. Temos que dar um passo à frente e estamos à disposição para discutir e avançar nesse assunto", afirmou o presidente da ACCuiabá, Jonas Alves. 

Para o comerciante e presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Gerson Luiz Lintzimayer, entre as principais preocupações levantadas durante o encontro estão os arrombamentos frequentes em casas e lojas; pontos de receptação de produtos dos furtos; pontos usados para vendas de droga e a prática de prostituição em locais disfarçados de hotel e bares; depredação do patrimônio público e privado; distribuição de alimentos sem qualquer critério; vendedores ambulantes; imóveis públicos e privados abandonados pelos responsáveis, entre tantos outros. 

"A reunião foi de extrema importância e um pedido de socorro para que as autoridades nos ajudem a salvar o centro da nossa querida Cuiabá, que está completando 305 anos, propondo novas leis, cobrando que as leis já existentes sejam cumpridas, e buscando recursos para auxiliar e incentivar as reformas dos imóveis. Dessa reunião, que é mais uma de muitas, vai sair alguma coisa que dará resultado, porque agora vamos fazer os encaminhamentos e buscar as informações que vieram dos diversos órgãos participantes", enfatizou Gerson. 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho, ressaltou que, mesmo com a presença da polícia, foi informado na reunião sobre criminosos presos na região mais de 30 vezes, mas continuam soltos, representando uma ameaça constante à segurança dos comerciantes.

Diante desse cenário, o deputado propôs medidas para combater os roubos a curto e longo prazo. No curto prazo, Botelho sugeriu a implementação de um sistema de cadastramento para a compra de cobre e cabos de energia, visando evitar o furto desses materiais, que é uma das principais motivações para os crimes de roubo na região. Já a longo prazo, o parlamentar manifestou o desejo de criar uma guarda municipal de Cuiabá, com uma sede estrategicamente localizada no centro da cidade, com o objetivo de coibir e reduzir o número de roubos e assaltos.

Intensificação da Segurança

Conforme o coronel Rodrigues, comandante do 1° Comando Regional da PMMT, as ações contra o tráfico de drogas, roubos, furtos e desordem serão intensificadas na região central de Cuiabá. "A segurança pública vai continuar trabalhando, vamos cumprir as nossas responsabilidades, e queremos sempre a parceria da Prefeitura de Cuiabá, que tem a chave da cidade, para combater o crime, a contravenção e essa desordem. Estamos à disposição 24 horas para ajudar. Vamos somar, trabalhar, fazer as ações sociais para tirar os adolescentes e crianças das ruas, do vício". 

E ele disse mais: "A segurança pública começa primeiramente da ordem e isso não depende só da polícia. Ordem depende do Poder Público, da organização do comércio e da responsabilidade de todos que convivem diariamente aqui no centro histórico", ressaltou coronel Rodrigues. 

O presidente da ACCuiabá enfatizou o papel da Associação como um intermediário entre os comerciantes e o poder público. "A ACCuiabá tem como uma das suas principais funções ser um órgão representativo das demandas dos nossos associados junto ao poder público", declarou. "A reunião foi altamente produtiva. Vamos continuar monitorando o progresso das discussões realizadas, propondo inclusive a realização de um novo encontro dentro de alguns meses para verificar a efetivação das medidas discutidas", concluiu Jonas Alves. 

Cadastro Pessoas em Situação de Rua

A defensora pública estadual Rosana Esteves Monteiro Sotto Mayor informou na reunião que atualmente tem cadastrado em Cuiabá, no Cad. Único - Programa de Cadastramento de Pessoas em Situação de Rua, 1296 pessoas.

Ela explicou sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que estados e municípios passem a observar, imediatamente e independentemente de adesão formal, as diretrizes do Decreto Federal 7.053/2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua, proferida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 976. 

"Foi determinado que implementem banheiros públicos, lavanderias sociais e acesso a bebedouros. Nós já fizemos a recomendação ao Governo do Estado e tivemos pouca adesão. Mas vamos insistir. Também estamos minutando a recomendação ao prefeito de Cuiabá, para que tome as devidas providências", destacou Rosana. 

Também fizeram uso da palavra o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Aloísio Leite; o secretário Municipal de Ordem Pública de Cuiabá, coronel Sales; o delegado da Delegacia de Roubos e Furtos da região do centro histórico, Luiz Felipe Leoni; o secretário-adjunto de Inteligência de Mato Grosso, Valter Furtado Filho; a presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Luciene de Carvalho; o presidente da Associação Cuiabana de Cultura – Muxirum Cuiabano, Antônio Ernani Pedroso Calhao; o defensor Público Federal, Renan Vinícius Sotto Mayor de Oliveira; a representante do IPHAN, Gabriela Rangel; o diretor de Planejamento Urbano de Cuiabá, Lauro Boa Sorte; a coordenadora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Célia Aguiar; tenente Coronel Alencar; e Mano Raul, do Hip Hop Combate as Drogas. Estiveram presentes ainda o tenente Coronel Marcel Moraes; Andreia Nascimento e Luiz Felipe, do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para População em Situação de Rua; e Rúbia Cristina, do Movimento da População em Situação de Rua, entre outros.